SEG à SEX: 08:00 às 17:00 | SÁB: 06:30 às 12:00

Psiquiatria

consultas e exames são joão de meriti

Psiquiatria

A psiquiatria é o ramo da Medicina que visa estudar, diagnosticar e tratar os problemas de ordem mental, para que o paciente possa ter um bem-estar psíquico que o permita ter uma melhor qualidade de vida.

São os médicos da psiquiatria que tratam de condições como os transtornos de ansiedade, a depressão, a esquizofrenia, o transtorno bipolar, o déficit de atenção, a psicose, o autismo, as dependências químicas, as fobias diversas, os transtornos do pânico, os transtornos alimentares e a demência.

A psiquiatria costuma chegar a um diagnóstico médico por meio do diálogo, de exames e testes clínicos e neurológicos, como, por exemplo, os exames de imagem e a avaliação do histórico médico do paciente, que informam ao médico psiquiatra os tipos de desequilíbrio que um paciente possa ter, para que ele realize um tratamento efetivo e correto.

Normalmente, o médico psiquiatra trata das condições e enfermidades receitando de medicamentos a tratamentos diversos, mas também atividades ocupacionais, como a realização de exercícios físicos, de consultas médicas complementares com um psicólogo e da eletroconvulsoterapia, que são realizados, por exemplo, em uma clínica de psiquiatria.

Quando um paciente precisa do acompanhamento médico dessa especialidade e é uma criança ou adolescente, ele pode fazer o uso da psiquiatria infantil.

Na psiquiatria infantil, o médico utiliza técnicas lúdicas e conversas com os pais, além da interação com a criança, para realizar o acompanhamento de diversas condições, como o autismo, a hiperatividade e o déficit de atenção. Assim, a criança consegue seguir com seu desenvolvimento físico e mental da melhor forma possível.

Os médicos especializados na psiquiatria podem trabalhar em conjunto com os psicólogos, realizando um trabalho multidisciplinar que ajuda o paciente a encontrar seu ponto de equilíbrio com mais rapidez.

Pode deixar que cuidamos da sua saúde! Ligue: 2751-0424 ou através do nosso Whatsapp