É um exame bastante simples e indolor feito por um otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo. Ele pode ser incluído nos exames de rotina ou sempre que a pessoa sentir que está com algum problema no ouvido, seja dor, diminuição da audição, sensação de abafamento, zumbido ou qualquer outro.
O Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal é um exame importante para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição. Após a sua realização é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente.
É um exame simples e rápido que assegura a saúde do seu bebê! O teste da linguinha verifica se há alterações no frênulo lingual, ou freio lingual desde o nascimento. O diagnóstico precoce evita possíveis problemas para amamentar, deglutir, mastigar e falar.
O exame BERA, também conhecido como PEATE ou Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico, é um exame que avalia todo o sistema auditivo, verificando a presença de perda auditiva, que pode acontecer devido a lesão na cóclea, no nervo auditivo ou no tronco encefálico.
A videolaringoscopia é um exame realizado utilizado para visualizar regiões da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e laringe. É usado para auxiliar no diagnóstico de lesões orgânicas ou funcionais da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e laringe, especialmente, das cordas vocais.
A endoscopia nasal é um exame indolor realizado para avaliação da cavidade nasal tanto em crianças como em adultos. Ele é realizado através da introdução, no nariz, de uma fibra ótica (rígida ou flexível) conectada à uma câmera nos orifícios nasais, para análise da mucosa e estruturas nasais.
O Teste do Olhinho, num primeiro momento, consegue detectar anomalias através do reflexo da luz nos olhos do bebê. O exame é feito com as luzes baixas no ambiente, a partir daí o médico, que pode ser o pediatra ou o oftalmologista, direciona uma luz diretamente sobre os olhos do bebê.
Possibilitamnos que pequenos procedimentos cirúrgicos minimamente ou pouco invasivos sejam feitos no próprio consultório, permitindo esclarecer diagnósticos, tratar lesões de pele, bem como melhorar a estética do paciente.
A medicina do trabalho é uma especialidade que se preocupa com a prevenção das doenças no exercício profissional e controles dos riscos ambientais. Ela está diretamente ligada a normas governamentais que empresas devem cumprir na promoção de saúde do trabalhador.