Os corações dos pais “apertam” com o choro de um filho. O que dizer então de crianças que, de tão pequenas, mal conseguem sinalizar a origem de uma dor?
Ao lado dessas famílias e, especialmente ao lado desse pequeno paciente, está o pediatra. Sua missão é oferecer suporte preventivo, de diagnóstico e de tratamento para que crianças e adolescentes cresçam saudáveis e felizes.
Ainda assim, não se assuste: crianças sempre ficarão doentes em algum momento de sua infância. Isso é normal, porque o sistema imunológico ainda está em formação, o que as deixa mais suscetíveis a viroses, gripes, resfriados e infecções.
Um médico pediatra acompanha a criança desde a sua infância até o início de sua vida adulta, cuidando dos pacientes tanto no acompanhamento preventivo de doenças e condições, como no tratamento de possíveis enfermidades que possam estar afetando a criança e o adolescente no momento da consulta.
Além dos tratamentos emergenciais, os pediatras também têm como responsabilidade orientar os pais e auxiliar as crianças no que tange à prevenção da obesidade, à adesão de campanhas de vacinação para a prevenção de doenças e ao desenvolvimento emocional, mental e físico da criança.
É preciso levar uma criança para o pediatra com urgência se ela apresentar sintomas como: