A psicologia é uma vertente terapêutica que busca auxiliar o indivíduo a atingir uma melhor qualidade de vida por meio do estudo dos processos mentais, do comportamento individual e das interações de cada um com a sociedade e com os outros indivíduos.
A psicologia pode ter diferentes vertentes e enfoques, de acordo com as necessidades de cada um.
Um exemplo de divisão do ramo é a psicologia hospitalar, que realiza o acompanhamento de pessoas que estão passando por algum tipo de tratamento médico intensivo ou que são acometidas por algum tipo de doença mais séria. Nessa modalidade, o psicólogo e o paciente trabalham juntos para atingir um equilíbrio mental que ajude o paciente a fazer seu tratamento sem sentir as angústias, medos e dores que podem acontecer em momentos delicados como esse.
Por meio da escuta e do diálogo, os psicólogos especializados em psicologia hospitalar auxiliam o paciente na diminuição do seu sofrimento, em conversas que podem acontecer no próprio ambiente hospitalar ou ambulatorial, ou nas tradicionais clínicas de psicologia.
A psicologia hospitalar pode ainda fornecer auxílio e apoio aos familiares desse paciente, realizando um atendimento humanizado com enfoque na saúde mental.