A cardiologia em si é definida como um ramo da medicina responsável por estudar, cuidar e tratar o coração e os vasos sanguíneos. Ou seja, é uma das especialidades da medicina que cuida do coração e do sistema circulatório.
A cardiologia é principalmente dividida em duas grandes áreas, assim como toda a medicina: a preventiva e a curativa.
Cardiologia Preventiva
A cardiologia preventiva é voltada para a atenção de prevenção de doenças cardíacas ou do sistema circulatório.
A sua importância é justamente de cuidado com os problemas cardíacos. Isso tendo em vista que a tendência é que as doenças cardiovasculares sejam um problema ainda
maior no futuro.
Por isso, a cardiologia preventiva trabalha exatamente com a prevenção dos problemas cardiovasculares, a fim de evitar maiores complicações e mais graves.
Cardiologia Curativa
Já a cardiologia curativa, como o nome já diz, tem o foco voltado para a cura e o tratamento das doenças. Sejam elas desenvolvidas com o tempo, ou congênitas.
A partir disso, é fundamentado no estudo dos sintomas das doenças para seu diagnóstico.
Assim, a cardiologia curativa acontece sempre que um paciente apresenta algum sintoma relacionado à doenças cardiovasculares. Para, então, poder diagnosticar e
tratar o problema.
Entretanto, se você não tem o costume de passar em consultas com um cardiologista, alguns sintomas podem indicar a necessidade de marcar uma consulta. Como: