A fisioterapia motora é um dos ramos mais procurados como associação de procedimentos utilizados para tratar e prevenir diversos tipos de lesões e doenças no corpo humano.
As técnicas aplicadas nas sessões fisioterápicas motoras são variadas, sendo combinadas e aplicadas conforme a necessidade específica de cada paciente, levando em consideração a sua idade, o tipo de lesão, a evolução da doença ou disfunção, entre outros aspectos.
A fisioterapia motora é utilizada tanto para prevenir quanto para tratar problemas dos músculos, ossos, articulações e tendões do corpo, sobretudo em casos de fraturas, cirurgias e patologias específicas. As principais vantagens dessa especialidade são a recuperação da função motora e o alívio das dores comuns à diversos quadros médicos relacionados. Na prevenção, o fisioterapeuta identifica e corrige problemas posturais, musculares e ósseos que podem ocasionar lesões futuras graves.
Tais tratamentos promovem a substancial melhora da qualidade de vida do paciente.
As técnicas utilizadas para a fisioterapia são combinadas entre si e adequadas conforme a necessidade individual do paciente. Entre as principais, estão a massagem, os exercícios específicos, tratamentos com água em temperaturas alternadas e também com aparelhos próprios.