Avenida Deputado José da Costa Franca, 385 - Vilar dos Teles - São João de Meriti

ANATOMIA PATOLÓGICA

Anatomia Patológica é o estudo das doenças.
A maioria das doenças provoca modificações morfológicas nos órgãos e tecidos do corpo, conhecidos como lesões.


Informações Importantes

O exame anatomopatológico é o exame macro e microscópico de tecidos para o diagnóstico das doenças, principalmente dos tumores. Só este exame dá a certeza que um tumor é benigno ou maligno. Está dividido em etapas. A primeira é a análise macroscópica que permite escolher as áreas mais adequadas para serem representadas na confecção dos blocos de parafina.

O fragmento de tecido incluído no bloco de parafina está pronto para ser submetido a cortes finos o suficiente para que se tornem translúcidos a luz do microscópio permitindo assim a visualização das células. Como o tecido humano não tem cor é necessário o uso de corantes para colorir diferentemente o núcleo e o citoplasma das células. Após a coloração é possível identificar-se ao microscópio tecidos normais e diferenciá-los dos tecidos doentes ou com tumor.



(Clique no tópico desejado para mais detalhes)

A biopsia é a retirada de fragmentos de tecido (lesões) do indivíduo para análise. A "peça cirúrgica" é composta por órgãos inteiros ou conjunto deles, através das cirurgias convencionais. Ao retirarmos os tecidos / órgãos do nosso organismo, as células imediatamente sofrem modificações degenerativas que, se não prevenidas, podem impedir parcial ou totalmente um diagnóstico. Para isso, o material deve ser fixado em solução de formalina (formol) a 10%, ou em outras substâncias fixadoras, imediatamente após a sua retirada.
A informação clínica pertinente à patologia em questão é de fundamental importância para um bom diagnóstico ajudando, na maioria das vezes, o patologista a equacionar e resolver os quesitos de uma doença.
Outro método utilizado para a análise morfológica é o exame citopatológico, onde são estudadas as alterações de células isoladas e/ou em pequenos grupos. As amostras podem ser obtidas por raspagem, descamação natural ou por aspiração.
A obtenção por raspagem com espátula, escova, ou acessório similar, é bastante conhecida nos casos de prevenção do câncer ginecológico, onde o material a ser analisado é colhido do colo uterino. As alterações celulares são avaliadas para o diagnóstico precoce de câncer, ou de lesões que podem levar a desenvolvê-lo.
Uma coloração utilizada para análise é a idealizada por George Papanicolaou, e o exame é conhecido popularmente como "exame de Papanicolaou".
A exemplo das biópsias, o material (esfregaços) deve ser fixado (preservado) rapidamente em soluções alcoólicas para evitar o deterioramento das células e, junto com a informação clínica, enviado aos laboratórios para a análise por profissional médico.
O exame citopatológico dos líquidos (cavidades, lavados, urina) e secreções, destinam-se quase que exclusivamente a pesquisa de células neoplásicas (cancerosas).
Recentemente passou-se a utilizar amostras celulares obtidas por aspiração, método este conhecido por Biópsia Aspirativa ou Punção Aspirativa, onde são utilizadas agulhas finas e aspirados com seringas para obter células das diversas lesões. É um método rápido, de baixo custo operacional e, se realizado com técnicas adequadas e por profissional devidamente treinado, é de grande confiabilidade. É útil no estudo das lesões de tireóide, mamas, linfonodos, glândulas salivares, bem como órgãos internos.

AGENDE SEU EXAME AGORA MESMO

Caro paciente, sua satisfação é o nosso objetivo. Agende seu exame agora mesmo de uma forma prática e moderna.

PRÉ-AGENDAMENTO DE CONSULTAS

Caso seja convênio, qual?

Cancelar
Escolha a Especialidade

Selecione uma das nossas 22 especialidades para prosseguir com seu pré-agendamento.

Prezado paciente, preencha o formulário corretamente que em breve entraremos em contato para informar e confirmar seu AGENDAMENTO.
Informamos que o preenchimento não caracteriza o agendamento de seu atendimento, aguarde o retorno da nossa central de atendimento.

PRÉ-AGENDAMENTO DE EXAMES

Caso seja convênio, qual?

Cancelar
Escolha o Exame

Selecione um dos nossos 16 tipos de exames para prosseguir com seu pré-agendamento.

Prezado paciente, preencha o formulário corretamente que em breve entraremos em contato para informar e confirmar seu AGENDAMENTO.
Informamos que o preenchimento não caracteriza o agendamento de seu atendimento, aguarde o retorno da nossa central de atendimento.