A ecografia obstétrica é um exame de imagem que permite a observação do bebê dentro do útero da mãe. Através das ecografias é possível saber o estado de saúde da criança, por isso, a extrema importância da realização desse exame.
Ao longo da gravidez serão pedidas mais de uma ecografia, o seu médico que irá indicar a quantidade certa. Mas, no mínimo, deverão ser realizadas uma em cada trimestre da gestação.
Na ecografia do primeiro trimestre será possível confirmar se o feto está vivo, o tempo da gravidez, conferir se há mais de uma criança e diagnosticar precocemente algumas malformações fetais. Já na do segundo trimestre, será avaliado o crescimento do feto, alguns marcadores cromossômicos, o líquido amniótico, e terá a confirmação do sexo da criança, além de determinar se há risco de pré-eclâmpsia.
No último trimestre da gravidez, o médico irá avaliar através do exame novamente o crescimento da criança e o bem-estar fetal, detectar o aparecimento de alguma malformação tardia, avaliar o líquido amniótico e realizar a avaliação da circulação entre a placenta e o feto.