Pneumologia

consultas e exames são joão de meriti

Pneumologia

A respiração, as traqueias, os brônquios, os bronquíolos, a pleura e os pulmões são o objeto de estudo da pneumologia. Esse ramo da Medicina busca realizar avaliações, diagnosticar e tratar de condições que possam afetar essa área do corpo humano, causando problemas respiratórios.

A pneumologia também pode se dedicar ao estudo do mediastino, uma região do corpo humano que está localizada entre os pulmões.

Geralmente, os médicos especializados em pneumologia tratam de condições como a asma, a bronquite, a pneumonia, o enfisema pulmonar, a apneia do sono, a fibrose cística, a tuberculose, a embolia e a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

A especialidade médica da pneumologia é utilizada por aqueles que têm sintomas diversos relacionados à respiração, como, por exemplo, falta de ar, fadiga constante, tosse prolongada, rouquidão, infecções respiratórias frequentes, ronco alto durante a noite, chiados no pulmão, respiração que se assemelha a um assobio e dificuldade para dormir. Caso o paciente apresente hemoptise, que é quando a pessoa tosse em um lenço e elimina sangue, é preciso procurar um médico com urgência.

O diagnóstico médico da especialidade de pneumologia é feito por meio do auxílio de exames diversos, como radiografias e tomografias, a ergoespirometria, que avalia o sistema respiratório e cardiovascular, a gasometria arterial, que mede a quantidade de oxigênio no sangue e a oximetria de pulso, que verifica como o oxigênio passa dos pulmões ao sangue no corpo de cada indivíduo.

São as principais patologias da especialidade:

• Pneumonia;
  • Bronquite;
  • Enfisema pulmonar;
  • Tuberculose;
  • Apneia do sono;
  • Tabagismo;
  • Entre outros.

Pode deixar que cuidamos da sua saúde! Ligue: 2751-0424 ou através do nosso Whatsapp